quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Futebol com História (IV) - Sport Clube Império


O Sport Clube Império é hoje em dia desconhecido da maioria dos aficionados do futebol. O clube esteve ligado aos primórdios do popular desporto em Portugal, tendo disputado o Campeonato de Lisboa entre as épocas de 1910-11 e 1927-28 (com uma interrupção na época de 1924-25, em que não participou). Nunca obteve classificações brilhantes - quedou-se algumas vezes pelo 3º lugar da tabela, sempre atrás do S. L. Benfica e do Sporting C. P., mas num período em que o quadro de competidores era bastante reduzido: entre três a sete clubes, apenas. Na época de 1917-18, por exemplo, o terceiro lugar do S. C. Império correspondeu ao último da tabela! Eram tempos difíceis, devido aos problemas económicos gerados pela Primeira Guerra Mundial, e não havia grande disponibilidade financeira para suportar uma competição mais alargada, numa altura em que o futebol era totalmente amador.

O pós-guerra foi o período menos feliz do S. C. Império. O número de clubes que disputava o Campeonato de Lisboa foi aumentando gradualmente durante a década de 20 do século XX, e nesses tempos o Império nunca conseguiu melhor do que o penúltimo lugar, acabando frequentemente na posição do "lanterna vermelha". Aparentemente, o clube terá terminado ainda antes da década de 30, pois o último campeonato que disputou foi o de 1927-28.

O nome da agremiação - Império - remonta a um período em que o termo não tinha ainda a conotação negativa que hoje carrega. Pelo contrário, as nações europeias, na ilusão da superioridade da sua civilização sobre o resto do mundo, encaravam nessa altura os domínios imperiais - sob a forma de colónias ou de outro tipo de dominação territorial - como expressão natural do seu poder. A Primeira Guerra Mundial não chegara a abalar essa presunção, se bem que tenha terminado com o domínio comercial e financeiro da Europa industrializada sobre o resto do mundo. Somente após a Segunda Guerra Mundial (1939-45) o imperialismo - e logo, o próprio termo Império - veio a assumir uma conotação negativa, símbolo da exploração sofrida pelos povos de África, Ásia e América às mãos dos colonizadores europeus. Portugal foi, de certo modo, uma excepção, pois manteve até 1975 as suas colónias em África, se bem que a ditadura do Estado Novo tivesse entretanto mudado a designação oficial para províncias ultramarinas.

Como facto curioso (e para voltar ao futebol), registe-se que o Sport Clube Império começou a competir oficialmente com o raiar da República em 1910 e deixou de competir (e provavelmente extinguiu-se) em 1928, o ano em que António de Oliveira Salazar iniciou a sua ascensão política, para se tornar a breve trecho ditador.

A gravura acima inclusa mostra o habitual equipamento auri-negro do S. C. Império. Trata-se de um cromo da década de 40, de uma colecção sobre os clubes que eram então, ou tinham sido anteriormente, membros da Associação de Futebol de Lisboa. O S. C. Império foi um dos sócios fundadores da AFL, surgida a 23 de Setembro de 1910 - ainda no tempo da Monarquia, portanto.