quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O senhor português das Baleares





D. Pedro Sanches foi o quinto filho legítimo do rei D. Sancho I (Sanches significava "filho de Sancho"). Já não conheceu o seu avô, D. Afonso Henriques, pois nasceu dois anos depois do falecimento daquele. Para ser mais preciso: em 23 de Fevereiro de 1187. Morreria em 2 de Junho de 1258, com a provecta idade de 71 anos.

Como todos os filhos segundos, fossem da realeza ou da nobreza, dificilmente D. Pedro podia aspirar à herança dos domínios do seu pai. Ou neste caso, do Reino. O seu irmão mais velho, D. Afonso, era o príncipe herdeiro (três irmãs haviam nascido antes de D. Afonso: D. Teresa, D. Sancha e D. Constança; na condição de mulheres, perderam o direito de sucessão em favor do irmão, mesmo mais novo). Diga-se que D. Pedro Sanches teve muitos irmãos e irmãs, e meios-irmãos e meias-irmãs. O seu pai teve 11 filhos legítimos e 8 bastardos.

Foi precisamente uma zanga entre irmãos que levou D. Pedro a envolver-se numa guerra com D. Afonso, quando este era já rei, o segundo de seu nome. Tomou partido pelas suas irmãs, que se opunham ao mano soberano. E foi junto de uma delas, D. Teresa, casada com o rei de Leão, que se refugiou. Partiu depois para Marrocos, pondo-se ao serviço do rei Almóada. A vida de aventureiro errante, ainda que girando quase sempre nas altas esferas na nobreza (mesmo de uma fé diferente da sua), era comum entre os filhos segundos de sangue real, na época.

Em 1229, D. Pedro foi para o reino de Aragão. Casou com a Condessa de Urgel ainda nesse ano, e no seguinte estava em Ibiza como conquistador, arrebatando, com o Bispo de Tarragona, a ilha aos mouros. Em 1231, por morte da mulher, torna-se Conde de Urgel. Como D. Pedro era natural de um reino estrangeiro (razão pela qual a sua mulher tinha mantido a titularidade do Condado de Urgel quando casaram), o rei Jaime I de Aragão decidiu contestar o direito de sucessão do infante português. Após algumas disputas, chegaram a acordo. D. Pedro cedeu o Condado de Urgel, e em troca recebeu, como feudo do rei de Aragão, o domínio de Maiorca, as ilhas de Ibiza e Formentera, e ainda de três castelos, dois nas ilhas Baleares e outro no continente, em Alicante. Após a sua morte, todos estes territórios voltaram à posse do rei de Aragão, pois D. Pedro Sanches teve somente dois filhos ilegítimos, os quais não podiam herdar os domínios do seu pai natural.

Imagens: Em baixo, as ilhas Baleares (foto obtida a partir do programa Google Earth). Em cima, miniatura "representando" D. Sancho I, pai de D. Pedro Sanches, e a bandeira do Reino de Portugal. Pintura e foto de JorgeF.

Sem comentários: