segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A origem da Bolsa de Valores


A Bolsa (nome comum para Bolsa de Valores) é o local onde se compram e vendem acções. Uma acção é uma unidade de títulos emitidos por uma empresa, representando uma fracção do seu capital social. Quem adquire acções de uma empresa torna-se investidor e sócio dessa mesma empresa.

Em qualquer momento as acções podem ser convertidas em dinheiro, consoante o seu valor. O valor pode aumentar ou diminuir, dependendo da saúde económica e financeira da empresa, das suas perspectivas de negócio e até de factores que nada têm a ver directamente com a empresa - por exemplo: alterações climáticas, instabilidade política, guerras.

Há quem faça remontar a origem da Bolsa de Valores, numa forma mais simples, ao período do Império Romano. Aí, as transacções tinham lugar na cidade de Roma, mais precisamente no Forum, perto do templo de Castor. Ao ar livre, como qualquer mercado que se prezasse.

O "comércio com papéis" só se vulgarizou a partir do século XIII, numa das regiões mais prósperas da Europa: o Condado da Flandres, cujo território abrangia uma parte da França, Bélgica e Holanda actuais. Aí, na cidade de Brugges, as transacções efectuavam-se na casa de um homem chamado Van der Beurse. Com o decorrer dos tempos, o nome "Beurse" vulgarizou-se por toda a Europa - e é fácil perceber de onde deriva a palavra portuguesa "Bolsa", já utilizada no reinado de D. Dinis.

As primeiras companhias por acções formalmente constituídas só surgiram no século XVII, na Holanda. A Bolsa de Amsterdão foi muito próspera até aos finais desse século, quando Londres lhe arrebatou a fama e o proveito. Curiosamente, apesar do intenso movimento de negócios se concentrar na zona conhecida simplesmente por City, os londrinos não tinham nenhum edifício especificamente dedicado a albergar a Bolsa. Os negócios faziam-se nos cafés da City, por vezes no meio de insultos e grandes zaragatas entre investidores rivais. Só a partir de 1698 o mercado de valores se estabeleceu definitivamente num único café - o Jonathan's Coffey-House. Mais tarde, transferiu-se para um clube privado, com o nome que ainda perdura: o Stock Exchange.

Apesar da enorme importância para a economia global, as transacções efectuadas nas Bolsas de Valores de todo o mundo estão sujeitas aos riscos decorrentes do imprevisto, daquilo que o ser humano não controla, mas também da ganância e falta de escrúpulos de algumas pessoas. Foi assim em 1929, no Crash da Bolsa de Nova Iorque, e em casos mais recentes, como o do Banco Northern Rock (2007). Como disse Isaac Newton no século XVIII, após ter perdido 20.000 libras na Bolsa de Londres: "Eu consigo calcular o movimento das estrelas, mas não a loucura dos Homens".
Imagem: "Bolsa de Amsterdão", 1653.

Sem comentários: